Seja gentil com todas as pessoas.
Tenha uma conduta profissional.

Código de Conduta

Agile Alliance Brazil

A missão da Agile Alliance Brazil é apoiar pessoas e organizações que exploram e aplicam princípios e práticas ágeis para tornar a indústria de software mais produtiva, humana e sustentável.

Alinhada a essa missão, a Agile Alliance Brazil promove um ambiente respeitoso, seguro e inclusivo para todas as pessoas, onde quer que estejam, enquanto participam de atividades apoiadas ou promovidas pela Agile Alliance.

Nós não toleramos assédio ou comportamentos, interações, mensagens ou imagens desrespeitosas em qualquer forma vindo de alguém que participe de atividades da Agile Alliance. Isso inclui atividades sociais ou de negócios, independente de local, incluindo eventos e espaços virtuais.

Encorajamos todas as pessoas a ajudar a criar um ambiente seguro e receptivo. Por favor, reporte qualquer preocupação, assédio, atividade suspeita ou disruptiva através do e-mail [email protected].

A Agile Alliance e a organização do evento se reservam ao direito de recusar participação ou remover qualquer pessoa de suas atividades a qualquer momento, à sua discrição.

Expectativas detalhadas

A quem se aplica esse Código de Conduta?

A todas as pessoas. Participantes em qualquer atividade apoiada ou organizada pelas Agile Alliances (global ou regionais) devem respeitar o código de conduta, incluindo pessoas inscritas em eventos, patrocinadoras, voluntárias e etc.

Onde e quando o Código de Conduta se aplica?

As Agile Alliances oferecem diversas oportunidades para pessoas interagirem e colaborarem. Essas interações podem ser durante conferências online ou presenciais, eventos organizados ou patrocinados, iniciativas ou contribuições online.

Esse código de conduta se aplica a todos esses cenários e cobre atividades de negócios e sociais relacionadas, independente de localização.

O que é considerado assédio ou violação do Código de Conduta?

Assédio inclui (mas não se limita a):

  • Conduta intimidadora, discriminatória, desrespeitosa, depreciativa ou humilhante;
  • Comentários, verbais ou escritos, que sejam ofensivos com relação a sexo, identidade gênero, orientação sexual, deficiência, raça, etnia, idade, religião, política, ou escolha de tecnologia;
  • Uso de conteúdo de cunho sexual em espaços públicos (incluindo em slides);
  • Intimidação ou perseguição deliberados;
  • Fotografia ou gravação indesejada;
  • Interrupção repetitiva da fala de alguém;
  • Contato físico inapropriado ou atenção sexual indesejada.

Uso de linguagem e imagens sexuais não são apropriadas para nenhuma situação, incluindo palestras, workshops, eventos especiais, encontros ou outras interações. Patrocinadores de eventos não devem usar imagens, atividades ou material com apelo sexual. Representantes de estandes (incluindo voluntários) não devem usar vestimentas ou criar atividades que instiguem um ambiente sexualizado.

Alguns locais de evento podem ter outras regras específicas, por favor, respeite-as também.

Quais as consequências de violar o Código de Conduta?

Pessoas organizadoras e voluntárias de eventos, diretoras de iniciativas, membros do board ou funcionários das Agile Alliances têm autonomia e poder de fazer cumprir esse código nas atividades a que ele se aplica.

Será pedido que participantes que demonstrem comportamento assediador o interrompam imediatamente e é esperado que obedeçam imediatamente.

Se o comportamento assediador for continuado, a organização pode tomar qualquer ação que julgue adequada, incluindo reportar às autoridades. A organização se reserva ao direito de recusar entrada ou remover qualquer pessoa de qualquer de suas atividades e a qualquer momento. Participantes que violem essas regras podem ser expulsos do evento, sem direito a reembolso, pelo diretor executivo ou presidente das Agile Alliances (Brazil ou global).

Quando eu deveria buscar ajuda ou reportar um incidente?

Todo incidente importa, não importa o quão pequeno possa parecer no momento. Por favor, busque ajuda assim que possível e para qualquer acontecimento que você considere violar o Código de Conduta. Recomendamos reportar os incidentes ocorridos o mais cedo possível.

Criar e manter um ambiente seguro e respeitoso é responsabilidade de todos. Assim, você deve reportar incidentes:

  • Que aconteceram com você;
  • Que reportaram para você, ou que você presenciou;
  • Que você observou, mesmo que de longe.

Como peço ajuda ou reporto um incidente?

Em um evento presencial, se quiser ajuda ou reportar um incidente, por favor contate qualquer pessoa que seja: organizadora do evento, board ou funcionária da Agile Alliance, voluntária ou funcionária do local do evento.

Em eventos online, contate a liderança do evento, pessoas voluntárias ou representantes da Agile Alliance presentes. Se não conseguir encontrar essas pessoas, envie um e-mail para [email protected] contando o que aconteceu. Membros do board da Agile Alliance Brazil receberão seu e-mail.