São Paulo

Ponte estaiada

São Paulo, cidade da garoa, é uma gigante em área, população e diversidade. Com tanta gente de várias origens e costumes convivendo, a produção cultural e a criação de tendências, marca dessa metrópole, eram resultados inevitáveis.

Capital dos negócios, São Paulo é ainda mais conhecida pelos altos edifícios, pela quantidade de cinza (e verde) que se vê em toda direção e pelos viciados em trabalho que habitam por aqui. E talvez seja exatamente isso que fez com que essa metrópole criasse características verdadeiramente 24 horas por dia, 7 dias por semana – São Paulo não pára nunca!


E há atividades para todos os gostos! Para quem gosta de programas ao ar livre, para os notívagos, os que gostam de cultura e para os amantes da boa gastronomia, não vão faltar opções.

Veja aqui, algumas opções selecionadas pela organização da Agile Brazil 2012, mas lembre-se: Sampa tem um monte de outras opções! Não deixe de conhecer mais sobre a cidade no WikiTravel e ver as opções gastronômicas do Restaurant Week SP, que, por sorte, vai acontecer na época da conferência!

Coma bem

  • Bendita Hora: uma excelente pizzaria em Perdizes que chama atenção não somente pela pizza, mas também pela ambientação. Já na chegada, um toca-discos e uma extensa biblioteca de LPs aguarda os visitantes e o restante do restaurante, muito maior do que aparenta, também é muito aconchegante.
  • L’Osteria Del Generalle: restaurante italiano na região da Paulista, o Generalle oferece pratos saborosos e bem servidos para duas pessoas. Recomenda-se experimentar uma das massas especiais, como o Penne Napolitano.
  • Lanchonete da cidade uma excelente opção pertinho da Paulista é a Lanchonete da Cidade. A casa faz seus próprios hambúrgueres e, pasmem, o próprio pão francês redondo, chamado de Bossa Nova. Experimente o BomBom com os acompanhamentos de sua preferência.

Diversão e cultura

  • Visita ao MASP: quase sempre há uma exposição especial acontecendo nesse museu cujo próprio prédio é uma obra de arte, mas o acervo fixo é que impressiona! Localizado na Paulista (bem pertinho da conferência), o Museu de Arte de São Paulo ainda conta com um restaurante muito bom no sub-solo, a preço fixo!
  • Sala São Paulo: pra quem gosta de música erudita, o Theatro São Pedro é de visita obrigatória. Uma das únicas salas brasileiras capazes de se adequar a diferentes tipos de concertos, a grandiosidade dessa sala e a qualidade musical da OSESP fazem valer a visita. Se pretende fazer esse passeio, melhor comprar seus ingressos assim que possível!
  • Ludus luderia: misturando bedidas e jogos de tabuleiro de todas as partes do mundo, a Ludus é um passeio bacana para quem gosta de diversão em grupo. De Settlers of Catan a Tabu, eles têm jogos para todos os gostos.

Vida noturna

  • Alberta 3: baladinha nova localizada no Centro de São Paulo, o Alberta 3 tem dois ambientes distintos: a pista, nos fundos, e o bar, em cima, além do lobby de entrada. Recomendamos ir de metrô e voltar de taxi!
  • Bar Brahma: no cruzamento mais famoso de São Paulo, o Bar Brahma é uma boa opção para aqueles que não curtem baladas. Para os mais geeks, vale lembrar que o menu também é uma atração: iPads!
  • Bella Paulista: padaria 24 horas, famosa e movimentada, a Bella Paulista conta com um buffet de sopas, pães e frios diário — que lota todos os dias! O brownie também é bastante procurado e outras tantas opções estão disponíveis para o público que nunca dorme.

Ao ar livre

  • Parque do Ibirapuera: o maior parque da capital foi inaugurado para o aniversário de 400 anos de São Paulo e teve seus prédios projetos pelo Niemeyer: a marquise, um fantástico auditório e diversos espaços de exposição são só alguns dos pontos de interesse no parque, que também abriga um grande lago e o planetário municipal.
  • Liberdade: aos domingos, esse bairro majoritariamente japonês recebe uma feira de rua onde você encontra de Mupy a Acarajé (este, não muito japonês). Para quem gosta da cultura e da gastronomia orientais, vale o passeio.
  • Jogo de Futebol: na época da conferência São Paulo enfrenta o Inter no dia 5, no Morumbi, e Corinthians desafia o Grêmio dia 9, no Pacaembu. Para os viciados no esporte nacional, são passeios que dispensam mais comentários!

Cafeterias

  • Octavio Café: localizado na Faria Lima e com uma construção interessante, o Octavio Café é uma excelente cafeteria com um fenomenal mousse de chocolate amargo com café. Se for visitar, não deixe de subir a rampa que conta a história do café no Brasil.
  • V.Café: uma boa parada para os amantes da leitura, esse café fica dentro da Livraria Cultura, a maior do país! Aproveite também para visitar a Geek.etc.br, que é do mesmo grupo e fica lá do lado.
  • Nice cup: em uma calma vizinhança perto da Vila Mariana, encontra-se o Nice Cup Café. Suas poltronas confortáveis convidam para um bate-papo mais tranquilo e, pra quem gosta de café forte, o Espresso 35 é uma boa pedida.