Open Spaces

Open Space é um formato de desconferência presente em vários eventos ágeis internacionais no qual os participantes propõem temas e se reúnem em grupos para discuti-los. Os participantes são incentivados a maximizar seu aprendizado e contribuição buscando discussões que sejam de seu interesse. As atividades se guiam pelos seguintes princípios:

  • As pessoas que vierem são as pessoas certas
  • O que acontecer é a única coisa que poderia ter acontecido
  • O momento que se iniciar é o momento certo
  • Quando acabou, acabou

Como proponho um tema?

Escreva um cartão de proposta e cole ele no cartaz de programação, em alguma posição de uma sala e horário que estiver livre. Qualquer tema é válido, do mais específico ao mais genérico, e o que esperamos desse cartão é que ele seja convidativo e motivante – lembre-se que o sucesso da sua sessão depende da proposta!

Vale de tudo para seduzir o público a participar: desenho, chocolates e, especialmente, um tema super legal!

Como participo?

Proponha um tema: pense em uma ideia, uma curiosidade ou um problema existencial, proponha o tema e esteja no lugar certo, no horário certo!

Ofereça sua opinião: olhe os temas propostos, escolha uma (ou mais) sessões, esteja lá no horário e local indicado. Dê sua opinião sobre os temas e participe ativamente das discussões. Todos são bem-vindos!

Participe e aproveite para fazer networking!