Khawaja Shams

Khawaja Shams

Khawaja Shams

Gerente do time de Serviço de Dados na Seção de Planejamento e Execução do Jet Propulsion Laboratory da NASA, Khawaja desenvolve software para operações robóticas aéreas e terrestres. Lidera o desenvolvimento ágil de software para ferramentas do lado servidor (server side) em operações de missões e é um seguidor dos fundamentos da programação ágil.

Khawaja desenvolve código para a NASA no Operations Planning Software Lab, onde a maior parte do desenvolvimento é feita em um ambiente de programação em pares com vasto uso de processos baseados em SCRUM. É o principal desenvolvedor e arquiteto da ferramenta Polyphony, popular entre os adeptos da computação em nuvem da NASA.

Trabalha na aproximação com o escritório do CIO no JPL onde lidera os esforços para integrar a computação em nuvem de forma segura nas missões da NASA e também atua como um consultor em tecnologia da CIO Advisory Board (CTAB) no JPL. É um dos principais líderes na adoção de cloud computing em todo o governo federal dos EUA. Atualmente pesquisa o desenvolvimento de software e técnicas de arquitetura para abordar a mudança de paradigma introduzida pela computação em nuvem.

Em 18 de junho deste ano apresentou no QCon de NY o keynote MythBusters 2.0 – Mission Critical Cloud Computing @ NASA (slides)

Curiosity

Esteve no QConSP do ano passado e fez enorme sucesso. Sua apresentação foi chamada neste vídeo como a mais chamativa do evento. E no blog da Loiane Groner tem fotos e ela diz que “foi o keynote mais legal”.

Será com certeza um dos pontos altos e por esta certeza foi convidado para apresentar um keynote.

Além da apresentação dele no Agile Brazil 2012, que certamente será imperdível, você ainda terá uma outra chance de assistí-lo. Desta vez falando de Amazon AWS em um workshop no dia 10/09 na Caelum, que assim está viabilizando sua vinda ao nosso evento. Vejam mais informações em Workshop de Amazon Web Services com Khawaja Shams