Sobre a Programação

A Agile Brazil 2012 trará diversas atividades para enriquecer o conteúdo do evento. De 31 de agosto a 04 de setembro ocorrerá a Virada Ágil com cursos a preços bastante acessíveis. Os 3 dias seguintes (05 a 07 de setembro) contarão com uma programação diversificada de palestras, tutoriais, workshops e lightning talks selecionados dentre as melhores submissões feitas pela comunidade, além de alguns convidados especiais.

Trilhas

Desenvolvimento e Teste

Essa trilha reúne sessões relacionadas a métodos e práticas ágeis de desenvolvimento e teste de software. São palestras e workshops sobre temas como programação, integração contínua, automação de testes, testes de aceitação, teste de integração e ferramentas de apoio. Sessões sobre a integração do desenvolvimento de software com as operações de TI (devops) também estão inclusas nesta trilha.

Análise e Planejamento

Essa trilha tem como objetivo agrupar sessões sobre análise e planejamento de projetos ágeis. As sessões abordam temas como análise de negócio, análise de requisitos, técnicas de estimativa e priorização, planejamento de releases e estratégias de implementação de projetos.

Gestão e Cultura

Essa trilha é dedicada à gestão de equipes e projetos. As sessões reúnem temas como formação de equipes, facilitação de projetos, coaching, cultura empresarial, valores e princípios ágeis, gestão democrática, auto-organização, gestão de produtos, processos e projetos.

Inovação e Empreendedorismo

Esta é a trilha para quem busca inovar ou empreender tanto como colaborador de uma empresa quanto em seu próprio negócio. Você vai encontrar sessões sobre Lean Startup, Customer Development, Design Thinking, Service Design, Business Model Generation, Bootstrapping e diversos outros assuntos que relacionam os métodos ágeis ao processo de inovação.

Relatos de Experiência

Esta trilha é para aqueles que desejam compartilhar suas experiências reais com métodos ágeis, seja projetos, transições, cursos ou comunidades. Estes relatos permitem que participantes compartilhem dicas práticas que possam inspirar outras pessoas e times.

Tipos de sessão

Palestra

  • Duração: 50 minutos.
  • Palestras são sessões com assuntos específicos e direcionadas àqueles que tem como objetivo aumentar seu conhecimento sobre os métodos ágeis e as melhores práticas usadas pela comunidade ágil.

Mão na massa

  • Duração: 110 minutos.
  • Sessões “mão na massa” são workshops e tutoriais com atividades práticas e participação do público. O objetivo principal é transmitir o conhecimento aos participantes de uma maneira prática. Um workshop é uma oportunidade para que os participantes aprendam uns com os outros sobre um tópico relevante, para que compartilhem idéias a fim de expandir uma nova técnica ou para discutir novas idéias a serem compartilhadas com a comunidade. Tutoriais são aulas guiadas pelo(s) instrutor(es) com o objetivo de prover aos participantes conhecimento prático que possa ser usado de imediato em projetos ágeis.

Lightning Talk

  • Duração: 10 minutos.
  • Lightning talks são palestras curtas (8 minutos de apresentação e 2 minutos para perguntas) que tem o objetivo de transmitir uma ideia de forma rápida e concisa. O uso de slides é opcional. Um dos formatos conhecidos para lightning talk é o Pecha Kucha, no qual o apresentador tem 20 slides mudando automaticamente a cada 20 segundos, totalizando 6 minutos e 40 segundos de apresentação.

Perfis do público

Iniciante: Alguém que está começando ou acabou de aprender sobre Métodos Ágeis;

Praticante: Alguém que pratica Métodos Ágeis, acredita nos seus valores e já se beneficiou com isso.

Experiente: Alguém que compreende os valores e princípios do Manifesto Ágil e domina alguma metodologia ágil a ponto de liderar uma equipe ou capacitá-la em suas práticas.

Acesse a programação

Clique para acessar a grade