Organização

Dairton Bassi Dairton Bassi - Coordenador Geral

Empreendedor. Sócio da Neurobox. Como CTO, liderou a criação dos sistemas e equipes da Dafiti. e Co-fundador da AgilCoop e criador do Encontro Ágil. Envolvido com agilidade há mais de 9 anos, acompanhou e conduziu a implantação de metodologias ágeis em empresas com diversos perfis. Possui mestrado em Engenharia de Software e bacharelado em Ciência da Computação, ambos pelo IME-USP.

Andreia Matos Andréia Matos

Andreia Matos é Analista de testes no Instituto Nokia de Tecnologia – IndT, tem título de Mestre com pesquisa focada em “Testes em ambientes ágeis de desenvolvimento”. Atua com testes a mais de 8 anos, sendo os últimos 4 focados em testes ágeis, possui certificações como CSTE Certified Software Tester e ISTQB Certified Tester. Realizou publicações científicas em eventos como o WBMA do Agile Brazil e outros Internacionais, tendo participado do Agile Testing Days 2011 em Berlim, faz palestras internas na empresa onde trabalha com o intuíto de disseminar a cultura ágil e valorizar o trabalho do teste ágil em projetos com Scrum. Interessada em livros sobre metodologia ágil, bem como artigos científicos e/ou white papers em blogs e fóruns sobre o assunto.

Cecilia Fernandes Cecilia Fernandes

Entusiasta em métodos ágeis, Cecilia atua como desenvolvedora, instrutora e coach de agilidade pela Caelum. Co-autora dos cursos da formação ágil da Caelum, palestrante em diversos eventos nacionais e voluntária em eventos internacionais da área, ela valoriza mais os valores e princípios ágeis do que metodologias e tenta difundir esse pensamento por onde passa.

Daniel Wildt Daniel Wildt

Trabalha com empresas e equipes ajudando na adoção de metodologias ágeis e melhoria das técnicas de engenharia de software. Sempre em busca de simplicidade e aprendizado. Ajuda pessoas a se tornarem melhores profissionais, equipes a crescerem através de melhoria contínua e produtos a serem formados. Sou CTO na Trevisan Tecnologia, consultor pela Wildtech tenho um blog no http://danielwildt.com e posso ser visto no twitter @dwildt.

Danilo Sato Danilo Sato

Danilo Sato é desenvolvedor de software há mais de 10 anos, trabalhando com Métodos Ágeis desde 2003. Ao terminar seu mestrado em Métodos Ágeis pelo IME-USP em 2007, Danilo tornou-se consultor líder da ThoughtWorks onde vem atuando nos mais diversos papéis: desenvolvedor, devops, agile coach, arquiteto, treinador e líder técnico em projetos no Brasil, EUA e em UK. Com experiência como palestrante em conferências nacionais e internacionais, Danilo é também o fundador do Coding Dojo @ São Paulo.

Fabio Massa Fabio Massa

Graduado em Ciência da Computação tem 8 anos de experiência em desenvolvimento de software, sendo os últimos 4 influenciados pelo manifesto ágil. Apaixonado por Scrum e muito interessado em práticas e melhorias que possam enriquecer o desenvolvimento.

Hugo Corbucci Hugo Corbucci

Hugo Corbucci tem um mestrado em ciências da computação sobre Métodos Ágeis pela USP. Ele está envolvido na comunidade Brasileira de métodos ágeis desde 2006 dando cursos e palestras em conferências e organizando algumas dessas conferências. Ele fundou sua própria empresa de consultoria com colegas da USP em 2008 para prover desenvolvimento de software de alta qualidade aliado com consultoria em métodos ágeis. Nesta empresa trabalhou tanto com soluções web e desktop. Desde o fim de 2011, ele se juntou à ThoughtWorks para ajudar empresas a terem mais sucesso através de práticas ágeis como entrega contínua e design experience.

Luca Bastos Luca Bastos

Agilista de primeira hora e entusiasta de lean startup. Dev do tempo da Carochinha e eterno aprendiz. Fazer com paixão, aprender e compartilhar sempre. Minha receita de vida que sigo aplicando na Concrete Solutions, onde entre outras coisas, sou o responsável pelo blog da Concrete.

Luiz Bassi Luiz Bassi

Formado em Comunicação Mercadológica, é responsável pelo marketing da Caelum e eventos como o QCon Brasil.

Mariana Bravo Mariana Bravo - ThoughtWorks

Matheus Haddad Matheus Haddad

Matheus Haddad é empreendedor, consultor e palestrante internacional na área de gestão de projetos e engenharia de software. É sócio-fundador da Webgoal, empresa que cria produtos web utilizando métodos ágeis de desenvolvimento de software, design thinking e customer development. Possui mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de software, e nos últimos 4 anos tem se especializado em métodos ágeis e no processo de criação de novos produtos. É mestre em Engenharia Elétrica na área de Inteligência Artificial pela FEI (São Bernardo do Campo), pós-graduado em Análise de Sistemas pela FASP (São Paulo), bacharel em Ciência da Computação pela UNIFENAS (Alfenas) e está cursando MBA em Gestão Empresarial na FGV. Na área acadêmica, também atua como professor de cursos de graduação, pós-graduação e MBA nas áreas de tecnologia da informação e negócios.

Paulo Furtado Paulo Furtado

Trabalha há mais de 15 anos com desenvolvimento de software e desde 2005 vem se aprofundando no uso de Metodologias de Gestão e Desenvolvimento Ágil de Projetos. Durante este tempo, ajudou times de desenvolvimento de software a aplicarem conceitos de agilidade. É mestre em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Participou de Projetos na Prefeitura Municipal de Fortaleza e no Governo do Estado do Ceará como Gerente de Projetos e Agile Coach. Foi coordenador geral do Agile Brazil 2011 em Fortaleza. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), onde também desempenha o papel de Agile Coach em projetos de TI no Brasil e exterior, além de ministrar treinamentos e consultoria nesta área.

Rafael Prikladnicki Rafael Prikladnicki

Professor da Faculdade de Informática da PUCRS desde 2004, com doutorado (2009) e mestrado (2003) em Ciência da Computação pela PUCRS. Possui atividades de consultoria e capacitação em gerenciamento de projetos, desenvolvimento distribuído de software, implementação de programas de melhoria de processo de software baseados nos modelos MPS.BR e CMMI e em metodologias ágeis para desenvolvimento de software. Atua também na coordenação do Grupo de Usuários de Métodos Ágeis (GUMA) da Sucesu-RS. Mais informações em www.inf.pucrs.br/~rafael.

Sarah Pimentel Sarah Pimentel

Especialista em Engenharia de Software, 6 anos de dedicação à Qualidade de Software, tendo trabalhado como analista e consultora na área. Atualmente testadora na Locaweb. Interessada em metodologias ágeis, corridas de rua e cervejas.
 

Colaboradores

Alex ChastinetAlex Chastinet

ScrumMaster na Dafiti e co-organizador do LinguÁgil.

Rafael Barbosa Rafael Barbosa

Analista de Negócios na Resource IT. Tendo atuado com Scrum Master e Agile Coach, auxiliando Times de desenvolvimento em diversos ambientes. Entusiasta sobre System Thinking, Psicologia e Agile.

Hanneli Tavante Hanneli Tavante

Hanneli (a.k.a @hannelita) é uma desenvolvedora e instrutora na Caelum fissurada por programar, aprender novas linguagens, frameworks, explodir capacitores, programar em C pra relaxar e comittar código útil (ou não) em projetos Open Source aletórios que encontra vasculhando Githubs alheios. Ela também gosta de café, especialmente os do Starbucks.

Clavius Tales Clavius Tales

Diretor e desenvolvedor do Grupo Fortes, trabalha com desenvolvimento de software desde 1990 e com desenvolvimento ágil desde 2005, sendo um dos pioneiros nas regiões Norte e Nordeste do país. Já palestrou sobre o tema em diversas conferências.

Teresa Maciel Teresa Maciel – UFRPE

Samuel Crescencio Samuel Crescêncio - OnCast