Agile Brazil 2011 - Fim de Junho, 2011 em Fortaleza - CE

Professional Scrum Master (PSM)

O curso de Professional Scrum Master é a primeira atualização significativa do curso de Certified Scrum Master (CSM) que Ken Schwaber (pai do Scrum e fundador da Scrum.org) introduziu em 2002. Assim como no original, o framework, os mecanismos e papéis do Scrum são endereçados. No entanto, os alunos são ensinados como usar o Scrum para otimizar valor, produtividade e o custo total de propriedade (TCO) de sistemas e produtos. Eles aprendem como fazê-lo através de instrução e exercícios em times. Aprendem a pensar por si próprios para melhor entender quando retornarem ao trabalho.

Para tanto, os princípios do Scrum são cobertos de maneira aprofundada. Os alunos aprendem porque algumas decisões são melhores que outras e porque algumas trazem agilidade enquanto outras levam de volta ao desenvolvimento em cascata. Os alunos aprendem a usar as métricas de produtividade do Scrum para monitorar os resultados de suas decisões. Eles ficam então preparados para tomar decisões que otimizam os resultados.

Duração

16 horas-aula distribuídas em 2 dias.

Conteúdo programático

  • Introdução: O que é o Scrum e qual sua história?
  • Teoria do Scrum: Porque o Scrum funciona e quais são os seus princípios? Qual a diferença da abordagem tradicional e qual o seu impacto?
  • Framework do Scrum, Papéis, Regras e Fluxo: Como a teoria é implantada no Scrum utilizando time-boxes, papeis, regras e artefatos. Como utilizá-los para ser mais eficiente e como eles podem falhar?
  • Mudança: Quais mudanças o Scrum traz para uma organização e qual a melhor forma de realizá-las e obter seus benefícios?
  • Incrementos: Um incremento deve ser transparente e pronto para inspeção. O que isso significa, O que é um incremento “pronto”, e o que acontece com trabalho “não pronto”?
  • Arquitetura Emergente: Scrum é empírico. Qual o impacto do empirismo e da emergência em arquiteturas complexas e no desenvolvimento de infraestrutura?
  • Planejamento e Relatórios: Planeje um projeto e estime seu custo e data de entrega.
  • Scrum e mudança: Scrum é diferente. O que isso significa para o meu projeto e minha organização? Como otimizar a adoção de Scrum dadas as mudanças esperadas?
  • Scrum e Custo Total de Propriedade (TCO): Um sistema não é somente desenvolvido, mas também sustentado, mantido e melhorado. Como otimizar e medir o TCO?
  • Escalando o Scrum: Scrum funciona perfeitamente em um time solitário. Ele também trabalha melhor que qualquer técnica com projetos ou releases de produtos que envolvam centenas ou milhares de pessoas distribuídas ao redor do planeta. Como isso é feito e gerenciado?
  • Scrum Master: Qual seu papel e como ele pode ser melhor desempenhado?

Instrutor

Giovanni Bassi

Giovanni Bassi é agilista e adora programar. Programa porque gosta, e começou a trabalhar com isso porque acha que trabalhar como administrador é meio chato. Por esse motivo sempre diz que nunca mais vai virar gerente de ninguém. E também porque acredita que pessoas autogerenciadas funcionam melhor e por acreditar que heterarquia é melhor que hierarquia.
É Professional Scrum Trainer pela Scrum.org e Microsoft MVP. É certificado PSM, PSD, MCSD .Net, e MCPD Enterprise Application Developer.
Trabalha com a plataforma .NET desde antes do seu lançamento. É focado principalmente em arquitetura e melhores práticas, e seu trabalho consiste em auxiliar as empresas na adoção de boas práticas, de novas tecnologias e na definição da estratégia de engenharia de departamentos de TI. Realiza atividades de mentoring, ministra treinamentos especializados, dá palestras sobre agilidade, engenharia e arquitetura de software e é professor universitário. Atualmente faz parte do corpo editorial da .NET Magazine, após ter sido seu editor.
É fundador do grupo de estudos sobre arquitetura de software .NET Architects.
Fundou recentemente com outros agilistas conhecidos a Lambda3, uma empresa que nasceu ágil.
Mantém o podcast Tecnoretórica

Acesse seu blog em blog.lambda3.com.br, e seu twitter em @giovannibassi.