Agile Brazil 2011 - Fim de Junho, 2011 em Fortaleza - CE

Certified Scrum Master (CSM)

Duração

16 horas-aula distribuídas em 2 dias.

Descrição

O CSM objetiva preparar o público para o mundo de Agile e Scrum, estabelecendo as bases do framework Scrum, seus papéis, cerimônias e o papel do ScrumMaster, demonstrando através de dinâmicas práticas a importância do amadurecimento dos pilares transparência, inspeção, adaptação e dos valores consequentes, como comprometimento, excelência técnica, senso de urgência, responsabilidade, coragem, entre outros.

Conteúdo programático

  1. Definição de Scrum: Básico do Scrum e do framework, princípios e valores que garantem a correta compreensão do Scrum.
  2. Scrum Theory: as três pernas do Scrum (transparência, inspeção e adaptação) são explanados. Consequentes e fundamentais valores são analisados em detalhes: responsabilidade, auto-organização e auto-gestão, senso de urgência, comprometimento, excelência técnica, ritmo, disciplina, respeito e coragem.
  3. Scrum framework: As reuniões, os artefatos e os papéis que compõem o processo Scrum.
  4. Práticas de Scrum: Estimativa de planejamento, e outras práticas que são comumente usadas.
  5. Agile Leadership: O que é e porque é importante para um ScrumMaster?
  6. Coaching e facilitação: definição, cenários, coaching e técnicas de facilitação usada por ScrumMasters.
  7. ScrumMaster Soft Skills: Dicas úteis e técnicas para construção de equipes de alto desempenho de gestão de conflitos.
  8. Evolução Scrum: Questões de implantação do Scrum, Scrum Distribuido, Scrum of Scrums, configuração de Product Owners, Scrum além de software, Scrum e técnicas pré-definidas como PMBOK, CMMI
  9. Outros tópicos como exigido pelos participantes.

Instrutor

Heitor Roriz

Heitor Roriz Filho é um "agilero". Ele atualmente trabalha como Agile Coach e Trainer em São Paulo e tem lidado com Agile desde 2004. Trabalhou como consultor associado da InoveMais (http://www.inovemais.info), é o fundador e Agile Coach da Massimus (http://www.massimus.com) uma empresa centrada em APM, formação e coaching. Possui um mestrado em Tecnologia da Informação da Universidade de Stuttgart, na Alemanha. Tem trabalhado e adquirido experiência em empresas como Itautec-Philco SA, DaimlerChrysler AG, Instituto Fraunhofer, e Fundação Paulo Feitoza. Trabalhou em todos os papéis do Scrum, como ScrumMaster, Product Owner e desenvolvedor. Participou como assistente de pesquisa em projetos pertencentes ao LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia) do INPA (http://www.inpa.br) em cooperação com a JICA (Japan International Cooperation Agency) e a NASA (National Aeronautics ea Agência Espacial). Tem realizado treinamento Scrum desde 2007 e como Scrum Coach ajudou a implantar e melhorar Scrum em diversas empresas pelo Brasil. Atualmente além de dar treinamentos, está implantando e melhorando implantações em empresas suíças, combinando Scrum e CMMI 5.

Heitor é um apaixonado por Agile e Scrum. Ele realmente acredita Agile pode mudar a maneira como trabalhamos alcançar níveis de excelência de precisão e desempenho. Possui bastante interesse em Agile Leadership e Gestão Ágil de Projetos como alavancas de melhoria de nossa forma de trabalho.