Certified Scrum Product Owner (CSPO)

Duração

16 horas-aula distribuídas em 2 dias.

Descrição

Este treinamento tem como objetivo tornar efetivo o papel de Product Owner em projetos ágeis. Você entenderá como utilizar o papel de PO para otimizar os resultados de sua equipe e a satisfação de seu cliente. Você estará apto a criar um realista plano de release, gerenciar e priorizar com habilidade o Product Backlog, escrever user stories e features, e sistematizar o refinamento de requisitos.

Adicionalmente,você saberá como aumentar a produtividade e criar um ambiente de pró-atividade em volta do papel de Product Owner. Obtendo sucesso no treinamento, cada participante se tornará um Certified Scrum Product Owner. Esta certificação inclui o credenciamento e manutenção por um ano como membro da Scrum Alliance, onde há disponível um conjunto de rico material exclusivo para CSPOs.

Conteúdo Programático

  • Scrum - Visão Geral
    1. O que é Scrum
    2. Papéis do Scrum
    3. Valores, princípios e práticas
    4. O fluxo do Scrum
    5. Scrum e mudança organizacional
  • O papel do Product Owner
    1. As responsabilidades do Product Owner
    2. Características desejadas em um Product Owner
    3. Problemas comuns
    4. A agenda do Product Owner (diária/sprint/projeto)
  • Visão do produto
    1. O que é a visão do produto
    2. Evolução de um plano de projeto
    3. Elevator Statement
    4. Product Vision Box
    5. Remember the future
    6. Project Data Sheet
  • Product Backlog
    1. Características de um Product Backlog
    2. A engenharia do Product Backlog
    3. Requisitos READY se transformam em funcionalidades DONE
    4. User Stories (Os três C's da User Story, INVEST, Trabalhando com perfis e personas, Técnicas de elaboração de User Stories, Story-Writing Workshop, Teste de aceitação, Testes de aceitação, Temas e épicos)
    5. Priorização do Product Backlog (Fatores de priorização, Kano model, Theme Screening, Buy a feature)
    6. Estimativas no Product Backlog com Planning Poker
  • Product Owner e as cerimônias do Scrum
    1. Terminando a Sprint antes da sua finalização
    2. Sprint Planning Meeting
    3. Daily Meeting
    4. Sprint Review
    5. Retrospective
  • Planejamento e tracking de Release
    1. A cebola do planejamento
    2. Planejamento de Release
    3. Velocidade do time
    4. Planejamento com "gordura"
    5. Planejamento com "pulmão"
    6. Tracking com Release Burndown, Cumulative Flow Diagram e Parking Lot
  • Escalando o papel de Product Owner
    1. Times independentes
    2. Primeiro estágio de escalabilidade
    3. Escalando com streams
    4. Program e Portfolio Backlog

Instrutores

Alexandre Magno, CST - Alexandre Magno (ax) é Certified Scrum Trainer pela Scrum Alliance. Após uma longa jornada liderando e gerenciando projetos ágeis em diversas empresas no Brasil como consultor independente, Magno atua hoje como coach no processo de mudança organizacional que envolve a aplicação de Agile e Scrum, e como Trainer fornecendo os treinamentos de Certified ScrumMaster e Certified Scrum Product Owner, além de workshops específicos. Ele é Co-fundador da AdaptWorks.

Luiz Claudio Parzianello, CSM - Engenheiro Eletricista formado pela PUCRS e Mestre em Sistemas Eletrônicos pela USP. Possui mais de 25 anos de experiência em informática, atuando no Brasil e no exterior para grandes organizações interessadas no aperfeiçoamento de suas equipes e implantação de programas de melhoria de processos de software. Coach e Trainer nas áreas de gestão organizacional e Metodologias Ágeis, é especialista em temas como Engenharia de Requisitos, Lean Software Development, Scrum e Extreme Programming, sendo pioneiro na utilização de técnicas de Programação Neuro-Linguistica (PNL) nos mais diferentes aspectos do desenvolvimento de software. É sócio-fundador da empresa Surya Gestão Digital e vice-Coordenador do Grupo de Usuários de Métodos Ágeis da SUCESU-RS (prêmio destaque de GUs de 2009). Participante ativo de eventos nacionais e internacionais da comunidade Ágil, foi organizador e/ou palestrante no Extreme Programming Brazil 2004 (SP), Extreme Day 2005 (Porto Alegre), Agiles 2008 (Buenos Aires), Porto Alegre Agile Weekend 2009, Scrum Gathering Brazil 2009 (São Paulo), Agile 2009 (Chicago), Agiles 2009 (Florianópolis), entre outros.